Parceria visa o desenvolvimento sustentável da região e ações devem começar pelo diagnóstico municipal e pelo projeto de estímulo à produção leiteira

Dentro do planejamento de qualificação das atividades da administração pública, foram aprovadas as Leis 1.099 e 1.100, ambas de iniciativa do Poder Executivo, no dia 17 de agosto,

A Lei 1.099/2021 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e dá outras providências.
A Lei 1.100/2021 Institui, no Município de Boa Vista do Cadeado, RS, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar e de atendimento ao pequeno produtor, e dá outras providências.
A partir desse marco legal, foi firmado o termo de parceria entre o município e a UNIJUÍ para promover ações, inicialmente no âmbito da produção leiteira, que está sendo pensada a partir da necessidade de fortalecer a produção de renda nas pequenas propriedade. Por tal razão se está trabalhando na perspectiva de um Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, no qual se possibilite o acesso a financiamentos isentos de juros para o produtor, mas que seja desenvolvido a partir de um diagnóstico de viabilidade econômica e no qual se tenha acompanhamento contínuo através de um programa a ser criado a partir da parceria firmada com a UNIJUÍ.
Foi a partir desse entendimento que se evoluiu para a assinatura do termo de parceria na última quinta-feira, quando se marcou o início de um novo tempo para os pequenos produtores de Boa Vista do Cadeado. Este é o primeiro passo de muitos outros projetos que serão anunciados oportunamente.