TEMA: TABAGISMO E CORONAVÍRUS- COVID-19)

O Caps I Regional “Acolher” divulga o lançamento da campanha mundial contra o tabagismo através das mídias sociais, com o objetivo de alertar a população sobre os malefícios do uso do tabaco e seus similares, as conseqüências para saúde das pessoas, e também como fator de risco ao novo coronavírus (COVID-19).

Com esta campanha lançada pelos órgãos competentes de saúde internacional e nacional (INCA- Instituto Nacional do Câncer- órgão auxiliar do Ministério da Saúde), notou-se a importância da abordagem do tema, pois se sabe que o tabagismo é considerado como uma pandemia pela OMS, causadora de 8 milhões de mortes por ano no mundo (OPAS, 2019). No Brasil estima-se que 438 pessoas morrem por dia em decorrência do consumo de tabaco.

O tabagismo caracteriza-se como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, e também é fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, e doenças do sistema respiratório com quadros infecciosos.

O Tabagismo tem papel de destaque no agravamento da crise do novo coronavírus, já que pode ser considerado fator de risco para as formas mais graves da COVID-19.

Fumantes são mais acometidos de infecções respiratórias (sinusites, traqueobronquites, pneumonia e tuberculose), pois o tabaco causa inflamações prejudicando o sistema de defesa do organismo, com demora de resposta de autodefesa, levando ao comprometimento da capacidade pulmonar. A transmissão do coronavírus pelo fumante está no ato de fumar devido ao constante contato dos dedos com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

É importante destacar os fumantes passivos, devido ao grande risco de saúde, uma vez que inalam através da fumaça mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que se espalham no ambiente. Mulheres grávidas, crianças e bebês sofrem graves problemas de saúde como fumantes passivos, podendo levar a malformação congênita, feto com baixo peso ao nascer, doenças respiratórias, do ouvido, dentre outras.

O distanciamento social nesta pandemia está associado a um período maior de estresse e angústia, levando o fumante a consumir mais tabaco como uma “válvula de escape”, mas pode ser um período de estímulo a cessar o consumo de tabaco, propiciando a saúde, e também a reduzir os riscos e complicações devido ao COVID-19.

Em se tratando de número de fumantes, no Brasil em 2015, havia 20 milhões de pessoas. Os gastos anuais das doenças provocadas pelo tabagismo no país foram de 57 bilhões de reais, já a arrecadação de impostos sobre produtos de tabaco é menos que 13 bilhões. Por fim o tabagismo é um agravante para a infecção do novo coronavírus ocorrendo ampliação dos gastos com equipamentos e insumos no enfrentamento da pandemia.

Logo esta campanha alerta a população brasileira sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para a transmissão do COVID-19, e desenvolvimento das formas mais graves da doença, assim incentivando os fumantes a pararem de fumar, e desestimulando a iniciação do consumo de produtos de tabaco por crianças, jovens e adolescentes.

O Caps I Regional “Acolher” conta com uma equipe multiprofissional capacitada em relação à abordagem e tratamento contra o tabaco. Telefones de contato: (55) 3643-1077.

Fonte: CAPS 1 REGIONAL

Data de publicação: 17/06/2020