Evento realizado nas dependências do CTG Estancia da Boa Vista superou a todas as expectativas da comissão organizadora.

Boa Vista do Cadeado, é um dos trinta municípios gaúchos, que se emancipou na década de 90 e está situado na região noroeste do estado. Por volta de 1893 os primeiros colonizadores italianos chegavam ao nosso município, vindos de regiões distintas da Itália.

Após chegarem a Porto Alegre, dirigiam se a linha férrea, onde pegavam um trem para viajar até a cidade de Cruz Alta, a partir daí seguiam sua viagem com carroças, até onde seria o seu novo lar.

Segundo dados documentados e relatados na biografia do município, o fluxo migratório teve maior vazão a partir de 1921. No inicio da colonização italiana segundo relatos de pessoas da comunidade a vida era difícil, pois o trabalho era árduo e exigia força bruta, “a derrubada da mataria era feita pela própria família ou por empreitada de nacionais, cujo serviço era pago em dinheiro.” (relato extraído do livro Boa Vista do Cadeado, pagina 115)
A trajetória histórica desta colonização ressalta que o cultivo das vinhas era a principio para consumo familiar.

Ressaltando que há registros de famílias, que chegaram a cultivar ¼ de hectare com parreiras, e com a produção das uvas era fabricado o vinho colonial. Sendo que os produtos não consumidos pelos imigrantes eram comercializados em pequenas mercearias nas localidades de Rosário e Auto da União.

A produção de vinhos coloniais contribui na manutenção das tradições e dos costumes de nossos antepassados e marcou a economia local.
Este ano nossa cidade realizou a 14ª edição do Comuvi (Concurso Municipal de Vinhos Cadeadense) e 9º Conrevi (Concurso Regional de Vinhos Coloniais), concurso local e regional de vinhos.

A primeira edição do concurso local de vinhos surgiu a partir de uma reunião entre amigos, no ano de 2004, nas dependências do Salão Comunitário.

O evento contou com a participação de agricultores adeptos a cultura italiana
O prefeito municipal Sr. Fabio Barasuol explica, que a administração Pública incentiva o cultivo das videiras e estimula a produção de vinhos coloniais, pois o município investe em palestras e visitas técnicas na região.

O 14º COMUVI e 9º CONREVI aconteceu no dia 7 de julho, nas dependências do CTG Estância da Boa Vista com a participação de um grande numero de pessoas da região.

Colaboração e pesquisa de texto, jornalista Mara Bresolin.

Ganhadores do 14º COMUVI (CONCURSO MUNICIPAL DE VINHOS DE BOA VISTA DO CADEADO)

Categoria Vinho Tinto:

1° Jalmar Antonio Bazan

2° Marcio e Mauro Daltrozo

3° Alceu Valandro

Categoria Vinho Branco:

1° Vanderlei Londero

2° Eroni Contri

3° Claudinoro Mainardi

Ganhadores do 9º CONREVI (CONCURSO REGIONAL DE VINHOS COLONIAIS)

Categoria Vinho Tinto:

1° Ivo Dahlke (Santa Barbara do Sul)