Levantamento permite a identificação de áreas com maior proporção ou ocorrência de focos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista do Cadeado, por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica, realizou o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Lira). Foram verificadas várias residências, do perímetro urbano, e coletadas de amostras de larvas.
 
“De acordo com as agentes, as pessoas estão cada vez mais cientes do problema e fazem a prevenção em seus terrenos e residências, eliminando os possíveis criadouros do mosquito”. A ação foi realizada com o auxilio das agentes comunitárias de saúde.
 
  
Orientações:
 
As residências onde foram coletadas as larvas com resultados positivos serão notificadas, e os proprietários orientados a eliminar os possíveis criadouros.
 
A equipe da Vigilância Epidemiológica orienta para que a população escolha um dia da semana para realizar uma varredura nos terrenos, limpando calhas e ralos, vedando os depósitos de água, retirando água acumulada de vasos, pneus, virando baldes e garrafas e esticando bem lonas, para evitar o acúmulo de água. Essa é a única maneira de evitar a proliferação do mosquito e evitar as doenças transmitidas.
 
Lira:
 
O Lira é uma atividade que iniciou em 2002, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, sendo realizada pelos municípios considerados infestados pelo Aedes Aegypti.
 
O levantamento permite a identificação de áreas com maior proporção ou ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 23/06/2020

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa

Compartilhe!