Edital de Processo Seletivo para contratação de Professor

EDITAL nº.  001/2020

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

 

Edital de Processo Seletivo Simplificado para a contratação por prazo determinado de professor.

 

Fabio Mayer Barasuol, Prefeito Municipal de Boa Vista do Cadeado, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, visando à contratação por prazo determinado para atender as FUNÇÕES DE PROFESSOR junto às escolas que integram o Sistema Municipal de Ensino, amparado em excepcional interesse público reconhecido pela Lei Municipal nº.1016, de 10 de dezembro de 2019 , Lei Complementar Nº 011, de 16 de dezembro de 2003, Lei Municipal nº115/2002, de 22 de janeiro de 2002, com fulcro no art. 37, IX, da Constituição Federal, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado – PSS, que será regido pelas normas estabelecidas neste Edital.

 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo Simplificado será executado por intermédio de Comissão composta por três servidores, designados através da Portaria n°.586/2019.

 1.1.1 As reuniões e deliberações da Comissão serão objeto de registros em atas.

1.2 Durante toda a realização do Processo Seletivo Simplificado serão prestigiados, sem prejuízo de outros, os princípios estabelecidos no art. 37, caput, da Constituição Federal.

1.3 Este Edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado será publicado integralmente no mural de publicações oficiais da Prefeitura Municipal, no site do Município na internet (http://www.boavistadocadeado.rs.gov.br/) .

1.4 Os demais atos e decisões inerentes ao Processo Seletivo Simplificado serão publicados exclusivamente nos meios de comunicação citados no item 1.3 deste edital.

1.5 Os prazos definidos neste Edital observarão o disposto na Lei Municipal Nº 011/2003.

1.6 O Processo Seletivo Simplificado consistirá na análise de currículos dos candidatos pela Comissão, conforme critérios definidos neste Edital.

1.7 A contratação será pelo prazo determinado de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogável por igual período, sendo o vínculo de natureza estatutária.

1.7.1 Os contratos administrativos poderão ser rescindidos unilateralmente a exclusivo critério do Município, operando-se antecipadamente ao verificar-se a investidura efetiva de servidor em decorrência de concurso público.

 

  1. DA QUANTIDADE, VAGAS, CARGA HORÁRIA, REMUNERAÇÃO E DEVERES.

 2.1 A presente seleção para a contratação temporária visa ao preenchimento das seguintes vagas em seus respectivos turnos de trabalho, mediante o pagamento de remuneração para as respectivas cargas-horárias semanais: FUNÇÕES TEMPORÁRIAS DE PROFESSOR DE GEOGRAFIA E ANOS INICIAIS:

QUANTIDADE

VAGAS

ESCOLARIDADE

CARGA HORÁRIA

REMUNERAÇÃO

02

Professor Anos Iniciais

Curso Normal Nível Médio /Magistério e ou Curso de Graduação em Pedagogia

20 horas

Conforme Legislação Municipal

01

Professor de Geografia

Curso Superior de licenciatura  na área  específica, com 180 horas em Geografia, Especialização em Geografia ou mestrado em Geografia., e com disponibilidade de horários ( turno da manhã e tarde)

20 hs

Conforme Legislação Municipal.

 

2.2  A carga horária semanal será cumprida de acordo com as necessidades e determinações da Secretaria Municipal de Educação, em quaisquer escolas que integram o sistema municipal de ensino, observando-se o turno de trabalho indicado por este artigo.

2.2.1 Excepcionalmente, a carga horária semanal poderá ser exigida mediante a prestação de serviços externos, em turnos diversos ao inicialmente estipulado, aos sábados, domingos e feriados.

2.3  As remunerações previstas na tabela da cláusula 2.1 compreendem o descanso semanal remunerado, e serão reajustadas nas mesmas datas e índices de revisão geral e aumento real concedidos aos vencimentos dos servidores efetivos do Poder Executivo, investidos em cargos equivalentes, respeitando-se a relação valor-hora.

2.4  Além da contraprestação normal pelo trabalho prevista em valor fixo na tabela da cláusula 2.1, o contratado fará jus às seguintes vantagens funcionais:

2.5. Gratificação natalina, proporcional ao tempo de duração do contrato;

2.5.1 Férias proporcionais, acrescidas de 1/3, ao término do contrato;

2.5.2 Auxílio alimentação;

2.5.3 Gratificações, quando houver formal designação;

2.5.4 Inscrição no Regime Geral de Previdência Social – RGPS (INSS).

2.6 Sobre o valor total da remuneração e vantagens incidirão os descontos fiscais e previdenciários.

2.7 Os deveres e proibições aplicados ao contratado correspondem àqueles estabelecidos para os demais servidores estatutários pelo Regime Jurídico, sendo a apuração processada na forma do Regime Disciplinar do mesmo Diploma, no que couber.

 

  1. ESPECIFICAÇÕES DAS FUNÇÕES TEMPORÁRIAS

3.1 As funções temporárias de que trata este Processo Seletivo Simplificado correspondem ao exercício das atribuições junto a quaisquer escolas que integram o sistema municipal de ensino, previstas para os respectivos cargos efetivos de professor nos anexos da Lei Municipal nº 011, de dezembro de 2003, e art. 229, da Lei Municipal nº 115, de 22 de janeiro de 2002, observando-se as peculiaridades inerentes à respectiva área de atuação, conforme anexo deste Edital.

 

  1. INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições serão recebidas exclusivamente na Secretaria Municipal de Educação, localizada no prédio da Prefeitura Municipal, situado na Av. Cinco Irmãos Nº 1130, entre às 8h30min do dia 07/01/2020  até às 17h do dia 17/01/2020, através da entrega de ficha de inscrição assinada e documentos que a instruem, conforme segue:

4.1.1 Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, a qual é disponibilizada em formato Word disponível no local;

4.1.2 Cópias dos títulos e cursos comprobatórios das informações prestadas na ficha de inscrição. As cópias deverão estar acompanhadas dos originais para conferência ou autenticadas em tabelionato, sob pena de não serem consideradas para pontuação;

4.1.3 Cópia de documento de identidade civil ou equivalente;

4.2 Não serão aceitas inscrições fora de prazo e condições previstas nesta cláusula.

4.3 A inscrição do candidato implicará o conhecimento prévio e a tácita aceitação das presentes instruções e normas estabelecidas neste Edital.

4.4 As inscrições serão gratuitas.

4.5 A não apresentação de cópias dos documentos na forma prevista nesta cláusula implicará a atribuição de pontuação zero ao título ou curso não comprovado.

  

  1. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1 Encerrado o prazo fixado pelo item 4.1, será lançado o edital com as inscrições homologadas no dia 20/01/2020 e publicado no site do Município, Edital contendo a relação nominal dos candidatos que tiveram as suas inscrições homologadas.

5.2 Os candidatos que não tiverem as suas inscrições homologadas poderão interpor recursos escritos perante a Comissão, através de encaminhamento de documento junto à Secretaria Municipal de Educação, na mesma forma estabelecida para a realização das inscrições, no prazo de dois (2) dias úteis, mediante a apresentação das razões que ampararem as suas irresignações.

5.2.1 No prazo de um dia será apreciado o recurso, podendo a Comissão reconsiderar sua decisão, hipótese na qual o nome do candidato passará a constar no rol de inscrições homologadas.

5.2.2 A lista final de inscrições homologadas será publicada na forma do item 5.1, no dia 23/01/2020, após a decisão dos recursos, se houverem.

5.2.3 Não havendo inscrições não homologadas ou recursos, os prazos fixados pelos itens 5.2 a 5.2.3 serão desconsiderados, passando-se imediatamente à análise dos currículos.

 

  1. DA SELEÇÃO

6.1. A seleção se dará por duas (02) etapas que será realizada através da análise de Currículo comprovado e prova de conhecimentos em Língua Portuguesa, Legislação educacional e conhecimentos gerais.

6.2 .A prova de conhecimentos será aplicada no dia 31 de janeiro de  2020,  a partir das 9h na EMEF.Boa Vista do Cadeado. A prova não será entregue aos candidatos.

6.3 A comprovação do currículo se dará por meio da apresentação dos documentos estipulados acima que atestam a titularidade do candidato e pontuarão da seguinte forma:

6.4. A prova pontuará 40 pontos e os títulos pontuarão 60 pontos, totalizando 100 pontos. A nota final do candidato será a soma das duas etapas.

 

  1. FORMATAÇÃO DOS CURRÍCULOS

7.1 O currículo profissional deverá ser preenchido pelo candidato nos moldes do Anexo I do presente Edital.

7.2 Os critérios de avaliação dos currículos totalizarão o máximo de sessenta pontos.

7.3 A escolaridade exigida para o desempenho da função não será objeto de avaliação.

7.4 Somente serão considerados os títulos expedidos por pessoas jurídicas, de direito público ou privado, que atenderem aos critérios definidos neste Edital.

7.5 Títulos indicados no currículo sem a respectiva comprovação através de documentos receberão pontuação zero.

7.6 Nenhum título receberá dupla valorização.

7.7 A classificação dos candidatos será efetuada através da pontuação dos títulos apresentados, em uma escala de zero a sessenta pontos, conforme os seguintes critérios:

 

ESPECÍFICAÇÃO

PONTUAÇÃO UNITÁRIA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Titulação decorrente de pós-graduação(*)

Doutor

2

Mestre

2

Especialista

2

 

10

Cursos especializados na área de atuação da função, com duração mínima de 100 horas realizados até 05 anos antes do edital.

1

10

Cursos especializados na área de atuação da função, com carga horária mínima de 40 horas até 05 anos antes do edital.

1

20

Tempo de serviço público ou privado no exercício da função (no mínimo de 01 Ano), comprovado na forma preconizada pela legislação (CTPS para emprego, certidão para cargo público ou contrato equivalente), sendo 01 ano 01 ponto ou 02 ou mais anos = 02 pontos.

1

20

 

 

 

8. ANÁLISE DOS CURRÍCULOS E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR

8.1 Os currículos e títulos serão analisados pela Comissão no dia 31/01/2020 e posteriormente lançado o edital com o resultado preliminar no dia 03/02/2020 juntamente com a classificação na prova teórica.

8.2 Na mesma data será o resultado preliminar publicado no site do Município na internet (http://www.boavistadocadeado.rs.gov.br/), abrindo-se o prazo para os candidatos apresentarem recursos, nos termos estabelecidos neste edital.

 

 

9. RECURSOS

9.1 Da classificação preliminar dos candidatos é cabível recurso endereçado à Comissão, uma única vez, no prazo comum de dois dias. O recurso deverá ser interposto perante a Secretaria Municipal de Educação.

9.1.1 O recurso deverá conter a perfeita identificação do recorrente e as razões do pedido recursal.

9.1.2 Será possibilitada vista dos currículos e documentos.

9.1.3 Havendo a reconsideração da decisão classificatória pela Comissão, o nome do candidato passará a constar no rol de selecionados.

9.1.4 Sendo mantida a decisão da Comissão, o recurso será encaminhado ao Prefeito Municipal para julgamento, no prazo de um dia, cuja decisão deverá ser motivada.

 

 

10. CRITÉRIOS PARA DESEMPATE

10.1 Verificando-se a ocorrência de empate em relação às notas recebidas por dois ou mais candidatos, terá preferência na ordem classificatória, sucessivamente, o candidato que:

10.11 tiver obtido a maior nota na prova teórica.

10.1.2 tiver obtido a maior nota no critério titulação decorrente de pós-graduação.

10.1.3 tiver obtido a maior nota no critério cursos especializados na área de atuação da função com duração mínima de 100 horas.

10.1.4 tiver obtido a maior nota no critério de tempo de serviço da função.

10.1.5 apresentar idade mais avançada, dentre aqueles com idade igual ou superior a sessenta anos.

10.1.6 Sorteio em ato público.

10.2 O sorteio ocorrerá em local e horário previamente definido pela Comissão, mediante publicação no (http://www.boavistadocadeado.rs.gov.br/)

10.3 A aplicação do critério de desempate será efetivada após a análise dos recursos e antes da publicação da lista final dos selecionados.

 

 

11. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

11.1 Transcorrido o prazo sem a interposição de recurso ou ultimado o seu julgamento, a Comissão encaminhará o Processo Seletivo Simplificado ao Prefeito Municipal para homologação.

11.2 A Homologação final do resultado será no dia 06/02/2020 através de edital com a classificação final dos candidatos aprovados, passando a fluir o prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado.

 

12. CONDIÇÕES PARA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

12.1 Homologado o resultado final do Processo Seletivo Simplificado e autorizada a contratação pelo Prefeito, será convocado o primeiro colocado, para, no prazo de 2 (dois) dias, prorrogável uma única vez à critério da Administração, comprovar o atendimento das seguintes condições:

12.1.1 Ser brasileiro ou estrangeiro na forma da lei;

12.1.2 Apresentar atestado médico exarado pelo serviço oficial do Município, no sentido de gozar de boa saúde física e mental.

12.1.3 Comprovar habilitação legal para o exercício da função, mediante o atendimento dos requisitos previstos na legislação municipal para a posse nos cargos efetivos equivalentes à área de atuação.

12.1.4 Apresentar declaração de bens e rendas conforme modelo disponibilizado pelo Município.

12.1.5 A convocação do candidato classificado será realizada por telefone, correio eletrônico ou qualquer outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.

12.2 Não comparecendo o candidato convocado ou verificando-se o não atendimento das condições exigidas para a contratação serão convocados os demais classificados, observando-se a ordem classificatória crescente.

12.3 O prazo de validade do presente Processo Seletivo Simplificado será de um ano, prorrogável, uma única vez, por igual período.

12.4 No período de validade do Processo Seletivo Simplificado, em havendo a rescisão contratual, poderão ser chamados para contratação pelo tempo remanescente, os demais candidatos classificados, observada a ordem classificatória.

 

 

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação ou classificação do candidato, valendo para esse fim a publicação do resultado final.

13.2 Os candidatos aprovados e classificados deverão manter atualizados os seus endereços.

13.3 Respeitada à natureza da função temporária, por razões de interesse público, poderá haver a readequação das condições definidas inicialmente no edital, conforme dispuser a legislação local.

13.4 Os casos omissos e situações não previstas serão resolvidos pela Comissão designada.

 

 

Boa Vista do Cadeado, 06 de janeiro de 2020.

 

 

 

 

Fábio Mayer Barasuol

Prefeito Municipal

 

 

 

 

Vanessa dos Santos Xavier Padilha

                 Secretária Municipal de Administração, Planejamento e Fazenda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURRÍCULO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Cargo Pretendido: __________________________________

  1. DADOS PESSOAIS

1.1Nome completo: _________________________________________________________

1.2 Filiação: _______________________________________________________________

1.3 Nacionalidade: __________________________________________________________

1.4 Naturalidade: ___________________________________________________________

1.5 Data de Nascimento: _____________________________________________________

1.6 Estado Civil: ____________________________________________________________

 

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

2.1 Carteira de Identidade e órgão expedidor: _____________________________________

2.2 Cadastro de Pessoa Física – CPF: __________________________________________

2.3 Título de Eleitor _________________ Zona: ______________ Seção: ______________

2.4 Número do certificado de reservista: _________________________________________

2.5 Endereço Residencial: ____________________________________________________

2.6 Endereço Eletrônico: _____________________________________________________

2.7 Telefone residencial e celular: ______________________________________________

2.8 Outro endereço e telefone para contato ou recado: ______________________________

 

  1. ESCOLARIDADE

3.1 GRADUAÇÃO

Curso: ____________________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Ano de conclusão: __________________________________________________________

3.2 PÓS-GRADUAÇÃO

3.2.1 ESPECIALIZAÇÃO

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Ano de conclusão: __________________________________________________________

3.2.2 MESTRADO

Curso / área: _______________________________________________________________ Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Ano de conclusão: __________________________________________________________

3.2.3 DOUTORADO

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Ano de conclusão: __________________________________________________________

 

 

 

  1. CURSOS ESPECIALIZADOS NA ÁREA

4.1 COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 100 HORAS

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

 

4.2 COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 40 HORAS

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

Curso / área: _______________________________________________________________

Instituição de Ensino: ________________________________________________________

Data de início: _________________________ Data da conclusão: ____________________

Carga horária: _____________________________________________________________

 

  1. PUBLICAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

Título do trabalho: ___________________________________________________________

Local da apresentação: ______________________________________________________

Data da apresentação:_________________________

Título do trabalho: ___________________________________________________________

Local da apresentação: ______________________________________________________

Data da apresentação:_________________________

 

 

  1. TEMPO DE SERVIÇO DA FUNÇÃO (EM ANOS)

Local/Entidade______________________________________________________________

Data de início:________________ Data do término:________________________________

Natureza do vínculo:_________________________________________________________

Local/Entidade______________________________________________________________

Data de início:________________ Data do término:________________________________

Natureza do vínculo:_________________________________________________________

Local/Entidade______________________________________________________________

Data de início:________________ Data do término:________________________________

Natureza do vínculo:_________________________________________________________

Local/Entidade______________________________________________________________

Data de início:________________ Data do término:________________________________

Natureza do vínculo:_________________________________________________________

Local/Entidade______________________________________________________________

Data de início:________________ Data do término:________________________________

Natureza do vínculo:_________________________________________________________

 

 

 

 

Local e Data.

 

 

 

 

_________________________________________

Assinatura do Candidato

Fonte: Secretaria de Educação

Data de publicação: 06/01/2020

Créditos: Secretaria de Educação

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa

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