Autoridades prestigiaram o ato de assinatura realizado durante a Expodireto

Na segunda-feira, dia 11 de março, às 17h, no stand do BRDE, no parque da Expodireto, duas cooperativas de geração de energia assinaram um importante termo de aprovação de financiamento com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, para a construção de mais uma usina.

A CGH Igrejinha é um empreendimento de intercooperação entre as cooperativas Coprel, de Ibirubá, que tem 41% de participação do projeto e a Ceriluz, de Ijui, com 59%. Com a obtenção da Licença de Instalação (LI) ao final de 2017, já foi feita a aquisição de áreas de terras de proteção permanente (APP) e a cotação e definição dos equipamentos principais, como turbina e gerador. Agora, outro importante passo para a realização do projeto, será a assinatura do termo de aprovação do financiamento. O valor total do empreendimento está estimado em R$ 30.255.560,00 e, 95,85% (R$ 29.000.000,00) será financiado pelo BRDE, com prazo de 240 meses.

Participaram da assinatura, o governador do RS, Eduardo Leite, o secretário do Meio Ambiente, Artur Lemos, os presidente das cooperativas Jânio Vital Stefanello (Coprel), Iloir De Pauli (Ceriluz), o presidente da Ocergs,  Vergílio Frederico Perius, o vice-presidente e diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Correa Noronha, presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, o prefeito de Boa Vista do Cadeado, Fabio Mayer Barasuol, a vice-prefeita Maria Inês Dalla Costa e a secretária de Administração, Dioneia Froner.

Obras deverão ser iniciadas no mês de junho deste ano.

Dados técnicos do projeto:

Potência: 4,85 MW

Municípios: Boa Vista do Cadeado / Jóia – RS

Rio: Ijuizinho

Potência: 4,85MW

Queda Bruta: 18,45m

Dados técnicos do financiamento:

Valor total do projeto: R$ 30.255.560,00

Valor total do financiamento: R$  29.000.000,00  (95,85%)

Prazo total de financiamento: 240 meses (20 anos)

Período do projeto: Abril/2019 até Setembro/2020

Fonte: Jornalista Morgana Carniel.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação

Data de publicação: 12/03/2019