REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA DO CADEADO SE REINVENTANDO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Já se vão em torno de 100 dias da suspensão das aulas presenciais no município de Boa Vista do Cadeado, bem como, em todo o estado pra não dizer em todo o país. Fato este que se tornou necessário como uma medida para controlar a propagação do novo Corona Vírus que provocou uma pandemia mundial.

Mas a preocupação desde o início desta suspensão das aulas foi de como manter os alunos vinculados as atividades escolares mesmo à distância. Logo no início, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com as escolas, adotaram os recursos tecnológicos para manter contato com os estudantes, através dos grupos de Whatsapp onde foram enviados materiais digitais pelos professores aos alunos e mantinha-se contato também com as famílias. Para alunos que não possuíam os dispositivos digitais, um carro da secretaria levou na casa os materiais pedagógicos impressos para que todos tivessem o acesso à informação.

Como este distanciamento da escola presencial se estendeu por um período mais longo, a secretaria optou por manter a tecnologia em favor da educação, mas também organizou através dos professores de cada componente curricular, apostilas impressas e os livros didáticos que foram disponibilizados às famílias nas escolas municipais para dar um melhor suporte à aprendizagem domiciliar. Salientamos a importância por parte das famílias, de nos auxiliarem no retorno de atividades solicitadas pelos professores, para que os mesmos possam acompanhar o desenvolver e o comprometimento dos alunos nas atividades domiciliares e também porque será o material comprobatório das atividades letivas e da freqüência do aluno durante esse período de isolamento social. Sabemos que esta proposta de ensino não é a mais adequada para as nossas realidades, mas é o que no momento podemos fazer para que nossos alunos mantenham-se em contato e ativos com o ambiente escolar, e principalmente protegidos de um possível contágio pelo COVID-19.

Vale ressaltar que a secretaria de educação está promovendo para os profissionais da educação uma formação pedagógica tecnológica (TIC- Tecnologias da Informação e Comunicação) que além de auxiliar os professores na dinâmica das aulas virtuais, atende a uma demanda da nova BNCC- Base Nacional Curricular Comum.

Ainda, sem a certeza de quando as aulas presenciais retornarão a Secretaria de Educação por orientação dos protocolos estaduais e da 9ª Coordenadoria de Educação de Cruz Alta, está fazendo a aquisição de materiais necessários para adequação das escolas municipais para cumprir os protocolos obrigatórios para o retorno das atividades escolares presencialmente. “Em tempos de tantas incertezas, nos resta ter esperança e acreditar que tudo isso vai passar.”

Data de publicação: 01/07/2020