EVENTO ACONTECEU NA CAPITAL GAÚCHA

Com a participação de mais de 3 mil pessoas, aconteceu nos dias, 24,25 e 26 de maio, a 8ª Conferência Estadual de Saúde. Realizado a cada quatro anos, o evento reúne convidados e delegados eleitos nas etapas municipais, que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços. Eles avaliaram a situação de saúde e propuseram diretrizes para a formulação da política de saúde pública. A atividade aconteceu em Porto Alegre, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Conselho Estadual de Saúde (CES).

Durante a solenidade de abertura, realizada no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, frisou a representatividade ali presente e o tamanho da conferência. “É o maior evento da democracia participativa pelo SUS do Estado”, destacou.
A conferência teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Na oportunidade, também foram eleitos os 140 delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília, entre 4 e 7 de agosto.

A comitiva de Boa Vista do Cadeado esteve representada pela Secretária de Saúde, Maria Inês Dalla Costa, Usuários do Sistema, Alberi Noronha e Lucia Machado e pela delegada escolhida na Conferência Municipal, Samara Paiano.

Fonte da notícia: SES

Data de publicação: 27/05/2019