Vigilância Epidemiológica, divulga o 59º Boletim Epidemiológico COVID-19 e nota de Esclarecimento sobre os números divulgados anteriormente.

Nota de Esclarecimento – 21 de julho de 2020

A Vigilância Epidemiológica de Boa Vista do Cadeado vem por meio deste esclarecer que conforme Boletins Epidemiológicos nº 57 de 19 de julho de 2020 e nº 58 de 20 de julho de 2020, foi divulgado que haviam dois (2) casos confirmados de COVID-19 no município. Tais casos referem-se a pacientes que estavam residindo no município a alguns meses, porém, com vínculos em Maçambará-RS. Durante o período de isolamento domiciliar e de investigação destes casos, os pacientes deslocaram-se para o município de Maçambará, onde foram atendidos e receberam o diagnóstico positivo,e ainda a orientação de que cumprissem o isolamento domiciliar. Levando em conta que os pacientes permaneceram naquele município, e em diálogo com Secretaria Municipal de Saúde de Maçambará, juntamente com orientações da Nona e Décima Coordenadorias Regionais de Saúde, definiu-se que estes dois pacientes confirmados irão ser contabilizados nos dados do município de Maçambará-RS.

No dia de hoje, 21 de julho de 2020, no entanto, ocorreu a confirmação de outro caso positivo de paciente residente do município de Boa Vista do Cadeado, o qual encontra-se em isolamento domiciliar juntamente com seus contactantes.

O município segue atendendo e acompanhando os pacientes conforme os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e preconizando as medidas de prevenção e controle contra o Coronavírus.

Desta forma, cabe ressaltar que independentemente da quantidade de casos confirmados, o vírus pode estar em circulação em pessoas assintomáticas ou que ainda não manifestaram os sintomas e por isso é preciso manter os cuidados sempre.

Destaca-se que em caso de sintomas como febre, dor de garganta, tosse, coriza ou dificuldade respiratória, deve-se procurar o serviço de saúde do município o mais breve possível.

Então assim fica o Boletim Epidemiológico do COVID-19/Coronavirus de nº 059.

São dados deste boletim:
1 - Casos Confirmados;
0 - Casos em análises;
29 - Casos Negativos;
0 - Óbitos de pacientes diagnosticados como COVID-19;
0 - Óbito suspeito em análise;
0 - Pacientes recuperados;
0 - Resultados Inconclusivos;
0 - Paciente SRAG suspeito internado; e
5 - Paciente em isolamento domiciliar.

Foram atendidos 101 pacientes com sintomas respiratórios (gripais) desde a data de 19 de março deste ano.

Ressalta-se que os testes para diagnóstico de COVID-19 são realizados conforme orientações do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Centro de Operações de Emergências (COE) do Rio Grande do Sul.

Fonte: Vigilância Epidemiológica

Data de publicação: 21/07/2020