Prefeito Fabio Mayer Barasuol, juntamente com a Secretária de Administração, Planejamento e Fazenda, Dioneia Froner, participam da mobilização.

A Famurs e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) convocaram os 497 prefeitos dos municípios gaúchos a participar da Mobilização Municipalista 2019: a força dos prefeitos gaúchos. O evento aconteceu nos dias 25 e 26, em Porto Alegre. O prefeito Fabio Mayer Barasuol,acompanhado da Secretária de Administração,Planejamento e Fazenda,Dioneia Froner,representaram o município de Boa Vista do Cadeado.

Desde a semana passada a mobilização dos prefeitos ganhou ainda mais força pelo impacto de mudanças no pacto federativo, propostas pelo governo federal, na última terça-feira (5/11). A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.
Famurs debate a PEC do Pacto Federativo.

O cenário levantado pela Famurs mostra a importância da Mobilização Municipalista 2019, principalmente neste momento. Segundo levantamento da entidade, entre os 497 municípios gaúchos, 226 têm menos de 5 mil habitantes e menos de 10% de arrecadação própria. Pela PEC do governo, seriam extintos.

Pautas de reivindicação

Foram dois dias de mobilização para que os prefeitos colocassem suas reivindicações sobre as demais demandas dos municípios.
 Os líderes municipais falaram para os representantes dos Poderes Executivos e Legislativos do estado sobre problemas como falta de acesso asfáltico, repasses das verbas da saúde aos municípios e relações com o Ministério Público e Tribunal de Contas, entre outros assuntos.

Seminário Internacional de Polícia Comunitária:

O prefeito Fabio Mayer Barasuol, participou também do Seminário Internacional de Polícia Comunitária, organizado pela Brigada Militar. O encontro aconteceu  no Teatro do Prédio 40 da PUCRS.

Data de publicação: 28/11/2019

Créditos: FAMURS