Empenho da Administração foi fundamental para viabilização do projeto

Paralelo à reunião da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS – FECOERGS, sediada pela Ceriluz no dia 18 de outubro, aconteceu ato de assinatura do contrato de compradas máquinas e equipamentos da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, projeto em andamento na região, mais especificamente no município de Boa Vista do Cadeado, numa parceria entre as Cooperativas Ceriluz e Coprel.

Assinaram o contrato o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, os representantes das empresas contempladas pelo contrato – Hacker e Automatic –Eli Moraes e Giovani Carlo Knolseinsen, respectivamente, e a prefeita em exercício de Boa Vista do Cadeado, Maria Inês Dalla Costa. Acompanhando a prefeita estavam a secretária de administração Dioneia Froner e a secretária de Meio Ambiente, Jussara Daltrozo.

O presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, destacou a intercooperação, ou seja, a união das Cooperativas Ceriluz e Coprel como fator facilitador para a execução do projeto. “A Ceriluz precisaria construir uma rede de transmissão de mais de 40 quilômetros, caso implantasse essa usina sozinha. A parceria com a Coprel viabilizou sua construção e com certeza garantirá o sucesso de mais esse projeto”, afirmou. Já a prefeita em exercício de Boa Vista do Cadeado, Maria Inês Dalla Costa, demonstrou a ansiedade do Executivo e da população em receber a obra. “Com certeza será um investimento importante para o município, que fomentará a economia e, claro, ao estar concluída, garantirá energia de qualidade aos nossos munícipes”, afirmou.

A CGH Igrejinha já está com Licença de Instalação (LI) emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) desde o final de 2017eserá instalada no leito do rio Ijuizinho, na comunidade de Ponte Queimada, em Boa Vista do Cadeado. A Ceriluz é detentora de 61% dos ativos da Boa Vista do Cadeado Energia Ltda., empresa responsável pelo empreendimento, enquanto a Coprel responde por 39%. No total a usina terá 4,85 Megawatts (MW) de potência instalada e tem um investimento estimado em R$ 30 milhões.

Empenho da atual administração foi fundamental para  viabilização do projeto:

Para o município de Boa Vista do Cadeado, além do valor adicionado de ICMS que receberá uma vez que sediará a usina, restarão ainda benefícios como o reforço na economia e a utilização de resíduos - como pedras retiradas do local das obras - para manutenção de estradas locais. “Temos muito para comemorar em conjunto com a Ceriluz e a Coprel, porque além do valor adicionado que a nova usina vai gerar, teremos, com certeza, mais qualidade de energia e mais ações e parcerias que serão viabilizadas após a construção da mesma”, comentou o prefeito Fábio Barasuol.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ceriluz

Data de publicação: 19/10/2018