No dia 19 de julho o escritório municipal da EMATER/RS ASCAR de Boa Vista do Cadeado, representado pela Engª. Agrª. Sandra Maziero, juntamente com o Secretario da Agricultura, Luiz Fracaro, o fiscal sanitário, Alexander Viera e a produtora rural Clenilda de Mello Pereira, inserida no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, estiveram participando no 1° Seminário regional de Agroindústria de abrangência do COMAJA.

No Seminário foi apresentado o trabalho da EMATER/RS ASCAR no Programa de Agroindústria Familiar do Estado, os recursos disponíveis via FEAPER para financiamento, a legislação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno porte (SUSAF), e contou com a socialização de experiências de municípios e associações na implantação do SIM e do SUSAF, legislações estas importantes para agroindústria de origem animal.

A agregação de valor aos produtos produzidos nas propriedades rurais pela formalização de Agroindústrias é uma importante forma de geração de renda e de incentivo a sucessão rural. Desta forma, a equipe do escritório municipal da EMATER/RS ASCAR de Boa Vista do Cadeado tem trabalhado a questão da Agroindústria, principalmente, nas famílias inseridas no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, e tem contado com o apoio da Prefeitura Municipal nessas ações. Hoje o município conta com uma agroindústria cadastrada no Programa de Agroindústria Familiar e tem buscado a legalização desta, utilizando os benefícios deste programa.

Fonte: Emater

Data de publicação: 20/07/2017