O XIII COMUVI e VIII CONREV acontece no dia 1º de julho, nas dependências do Salão Comunitário.

Boa Vista do Cadeado, é um dos trinta municípios gaúchos, que se emancipou na década de 90 e está situadona região noroeste do estado. Por volta de 1893 os primeiros colonizadores italianos chegavam ao nosso município, vindos de regiões distintos da Itália. Após chegarem em Porto Alegre, dirigiam se a linha férrea, onde pegavam um trempara viajar até a cidade de Cruz Alta, a partir daí seguiam sua viagem com carroças, até onde seria o seu novo lar. Segundo dados documentados e relatados na biografia do município, o fluxo migratório teve maior vazão a partir de 1921. No inicio da colonização italiana segundo relatos de pessoas da comunidade a vida era difícil, pois o trabalho era árduo e exigia força bruta, “a derrubada da mataria era feita pela própria família ou por empreitada de nacionais, cujo serviço era pago em dinheiro.”(relato extraído do livro Boa Vista do Cadeado, pagina 115)

A trajetória histórica desta colonização ressalta que o cultivo das vinhas era a principio para consumo familiar. Ressaltando que há registros de famílias,que chegarama cultivar ¼ de hectare com parreiras, e com a produção das uvas era fabricado o vinho colonial. Sendo que os produtos não consumidos pelos imigrantes eram comercializados em pequenas mercearias nas localidades de Rosário e Auto da União. A produção de vinhos coloniais contribui na manutenção das tradições e dos costumes de nossos antepassados e marcou a economia local.

Este ano nossa cidade realiza a 13ªedição do Comuvi (Concurso Municipal de Vinhos Cadeadense)e 8º Conrevi(Concurso Regional de Vinhos Coloniais), concurso local e  regional de vinhos. A primeira edição do concurso local de vinhos,surgiu a partir de uma reunião entre amigos, no ano de 2004, nas dependências do Salão Comunitário.O evento contou com a participação de agricultores adeptos a cultura italiana. Durante o jantar aconteceu uma competição, que avaliou a qualidade dos vinhos fabricados no município, e teve por objetivo integrar as famílias produtoras de uva, vinho, e valorizaro cultivo das parreiras. Segundo Marcio Daltrozo, que coordenou a Comissão Organizadora do 2º Concurso de Vinhos Cadeadense, o evento contou com apoio da Prefeitura Municipal, EMATER – ASCAR/RS e colaboradoresda comunidade. Marcio enfatiza, que houve aumento na comercialização dos vinhos coloniais, após a adesão dos vitivinicultores ao concurso municipal.Atualmente o presidente do evento é o Sr. Paulo Keitel.

Paulo frisa que aversão regional teve inicio no ano de 2010 e a avaliação é feitapor um júri composto por enólogos, técnicos da Emater e vitivinicultores experientesque têm a tradição de promover a produção e a conservação de vinhos.Paulo salienta que aos participantes vencedores do concurso regional será oferecido como premiação lindos troféus e para os dois primeiros colocados do concurso local, será entregue uma pipa com capacidade de 100 litros cada uma. O prefeito municipal Sr. Fabio Barasuol explica, que a administração Pública incentiva o cultivo das videiras e estimula a produção de vinhos coloniais, pois o município investe em palestras, visitas a propriedades produtoras de uvas com intuito de aprimorar a genética das videiras e em conseqüência melhorar a produção.

O 13º COMUVI e 8º CONREVIacontece no dia 1º de julho, nas dependências do Salão Comunitário.
Os produtores interessados, em participar,do concurso municipal (COMUVI)),devem fazer suas inscrições no escritório da Emater deste município, já os produtores interessados em ter seus vinhos avaliados no concurso regional (CONREVI) deverão se inscrever pelo e-mail: [email protected] e para ambas as inscrições devem ser entregue uma garrafa de cada uma das amostras, diretamente no escritório da Emater, até a ultima semana que antecede o evento.

Mara Bresolin

Jornalista