A importância do evento é enfatizada pelo fato de que,nos últimos anos,os temas abelhas,polinização e a relação desses polinizadores com a agricultura tem tido destaque na mídia nacional e internacional.

A Meliponicultura tem despertado o interesse de um público cada vez mais amplo. Por conta disso, a Emater, realizou, na quinta-feira (14/09), Tarde de campo Abelha sem ferrão.

Coordenado pelo Eng. Agrônomo Antônio Altíssimo, ATR de Sistemas de Produção Animal do Escritório Regional da Emater de Ijuí, com o objetivo de promover espaços de intercâmbio de experiências e aprendizagem sobre a importância ecológica das abelhas sem ferrão, as técnicas de manejo para a sua criação racional e as diversas possibilidades de usos e produtos associados aos Sistemas Agroecológicos.

Nesse contexto, à tarde de campo realizada na localidade do Rincão Santa Catarina, na propriedade de Erlei e Leonilda Mânica, buscou reunir meliponicultores, apicultores e agricultores, interessados nessa temática.

O prefeito Fabio Mayer Barasuol, interessado também na produção da Abelha sem ferrão em sua propriedade, prestigiou o evento organizado pela equipe da Emater/RS ASCAR.

Os temas debatidos no encontro foram os seguintes:

- Abelhas sem ferrão e meio ambiente.

- Armadilha e atrativo para captura de enxame.

- Tipos de Caixas.

- Confecção de verniz ecológico.

A importância do evento é enfatizada pelo fato de que, nos últimos anos, os temas abelhas, polinização e a relação desses polinizadores com a agricultura tem tido destaque na mídia internacional e nacional, principalmente pelo declínio dos polinizadores no mundo, o uso intensivo de agrotóxicos e o seu impacto para a prática da meliponicultura e na preservação desses importantes representantes de nossa rica biodiversidade.

Data de publicação: 15/09/2017