A principal influência na cultura africana é a capoeira que era ensinada aos negros como forma de defesa. Os movimentos de luta foram adaptados as cantorias africanas e ficaram mais parecidos com a dança.

Reforçando ainda sobre o evento realizado na ultima sexta-feira, dia 17 de novembro, na escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Vista do Cadeado. A escola preparou o evento e recebeu a escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gama, o grupo de capoeira do CRAS tendo como instrutor o Senhor Anderson e a Aldeia Guarani Yakã Ju da cidade de Santo Ângelo- RS. Logo na chegada, todos assistiram a apresentação do coral da Aldeia Guarani Yakã Ju, e logo após foi servido lanche.

Segundo a Secretária de Educação, a Senhora Rejane Cristina Nogara, “a principal influência na cultura africana é a capoeira que era ensinada aos negros como forma de defesa. Os movimentos de luta foram adaptados as cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança”, explicou.

Quanto aos povos indígenas, cabe lembrar que ele não é um mero meio de reprodução da vida material, mas um recurso sociocultural, que esta conectado com um sistema de crenças mitológicas e conhecimentos tradicionais da cultura indígena. Como parte da programação, os estudantes participaram de apresentações de música, dança e recitais de poemas.

Fonte: Secretaria de Educação

Data de publicação: 18/11/2017